sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Organizador de bazar : um grande negócio

Uma das coisas que mais me incomoda nesse nosso país é essa cultura de querer levar vantagem em tudo. Parece que isso pega. Estou ficando mais esperta no assunto, mas já caí em várias ciladas. 

A nova profissão do momento que tenho observado é organizador de bazar. 

Qualquer um agora resolve organizar bazar querendo ganhar uma bolada com isso. A pessoa consegue o lugar, marca a data, é persuasiva e consegue a participação de várias marcas no seu evento. E cobra dos participantes bem direitinho . Só que tem um pequeno detalhe: a maioria não tem o menor know how de como fazer. Porque não é profissional. Não tem o menor cuidado com o expositor que é quem está bancando todo seu evento. Não contrata ajudantes pra carregar o material, não providencia estacionamento de acordo, não se preocupa com a luz do evento quando escurecer e nem se tem espelhos de corpo inteiro pras pessoas que estão experimentando roupas nos banheiros. Não planeja ar condicionado nem alimentação de acordo. Não se preocupa com o mix dos produtos oferecidos nem com a localização das marcas no local.Não tem mailing de clientes e acha que é só postar no facebook que a cliente vem. Ou então que a própria marca vai pagar pra participar do seu bazar , pra ela mesma convidar seu próprio cliente.

Sem noção.

Só que o que acontece é que nem o cliente é burro e nem o participante.
Organizadores arrogantes estão com seus dias contados. Pode até encher o evento de uma primeira ou segunda vez. Mas essa profissão pra ganhar dinheiro fácil com o trabalho dos outros tem prazo de validade.

Prontofalei.

sábado, 5 de outubro de 2013

Chuchu refogado com tofu e amêndoas

Ingredientes:
2 chuchus picadinhos
2 alhos picados
1 embalagem de tofu defumado
1 colher de sopa de óleo de Cártamo
1 colher de sopa de amêndoas em lascas

Modo de fazer
Unte a frigideira com o óleo de Cartamo, quando estiver quente junte o alho e espere dourar. Refogue as amêndoas. Acrescente o chuchu e tampe a panela até que ele amoleça. Acrescente o tofu e mexa bem. Também fica gostoso acrescentar 2 folhas de acelga cortadas em tirinhas no final e misturar bem.

Quiabo Teryaki

Aprendi a comer quiabo e entender que pode ser delicioso! Essa receitinha é de lamber os beiços! O quiabo fica douradinho e crocante.

Ingredientes:
1 bandeijinha de quiabo
1 cebola roxa
Óleo de linhaça shoyu 
Agave
Vinagre de maçã
Limão

Como fazer:
Primeiro lave bem o quiabo na água morna. Depois vamos cortar fora as extremidades e picar em rodelas de 2cm. Deixar num recipiente por meia hora com 1 limão expremido e 2 colheres de sopa de vinagre, bem misturadinho.
Picar a cebola roxa  e refogar em 2 colheres de chá de óleo de linhaça. Acrescenta o quiabo. Se estiver muito fibroso pingue um pouco de água. Refogue alternando momentos em que vai deixar a panela tampada para umidificar o alimento. Acrescentar 2 colheres de sopa de molho shoyu escolhido sem glutamato monossódico e 1 colher de sobremesa de Agave. O Agave pode ser substituido por mel pra quem preferir. Ele ficará tostadinho e levemente caramelizado. Combina muito com frango.




quinta-feira, 3 de outubro de 2013

macarrão e salpicão saudáveis, é possivel?

Sim! É possível!
Minha filha adolescente me pediu pra fazer uma comida "normal" - "mãe, nada de sementes"....
Então fiz o que ela mais gosta de uma forma saudável. O macarrão era de arroz, comprado no Mundial(!!!). Fiz um molhinho de tomate fresco com alho refogado no óleo de Cártamo, dois tomates sem pele e manjericão fresco. Ficou delicia.
 
O salpicão é que foi o pulo do gato. Cozinhei 2 filés de peito de frango junto com aipo , endro e sal marinho só pra dar um gostinho. Esse caldo pode ser guardado congelado pra ser usado como um caldo de legumes, porque aqui em casa não uso esses caldos industrializados.
Desfiei bem desfiadinho o frango e descartei as ervas. Juntei 2 cenouras raladas, um punhado de passas, e 2 colheres de sopa de milho . 
Temperei com creme de leite de soja, óleo de  cártamo, 2 colheres de sopa de mostarda dijon, sal marinho e orégano fresco. Ficou igualzinho.
Na aula seguinte fiz pra minha aluna com Perú e goji berrie. Enfeitei com broto de rúcula.